Feed on
Posts
Comments

Momento Florbela

chris_felipegoif.jpgVersos de orgulho
Florbela Espanca, 1930.
O mundo quer-me mal porque ninguém
Tem asas como eu tenho! Porque Deus
Me fez nascer Princesa entre plebeus
Numa torre de orgulho e de desdém.
Porque o meu Reino fica para além …
Porque trago no olhar os vastos céus
E os oiros e clarões são todos meus !
Porque eu sou Eu e porque Eu sou Alguém !
O mundo ? O que é o mundo, ó meu Amor ?
O jardim dos meus versos todo em flor…
A seara dos teus beijos, pão bendito …
Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços …
São os teus braços dentro dos meus braços,
Via Láctea fechando o Infinito.

.
Foto: Eu aos 20, num clima anos 30, pensando que tinha 40 :) Por Felipe Goifman.

14 Responses to “Momento Florbela”

  1. Ricardo says:

    O interessante é que, quando somos jovens, queremos parecer mais velhos. E quando somos velhos, queremos ser jovens, mesmo sem mais poder parecê-lo – pena de fazer papel de palhaço.
    Abraço.

  2. Palpiteira says:

    Adoro Florbela Espanca. E quanto à idade, é isso mesmo: temos 18 e queremos parecer ter 30, temos 30 e queremos ter dezoito, mas com a experiência dos 30. Ces’t la vie!
    Vc tem um lindo perfil.
    Beijo.

  3. Leila says:

    Lindo o poema… E a foto tá ótima, vestida de dançarina espanhola!

  4. BethS says:

    Que lindo, viu como a foto realmente ‘casou’ com o poema? fiquei em duvida: o que veio primeiro: a foto ou o poema??
    Menina linda você era! deve ser ainda…
    Beijo

  5. dalva maria says:

    Humpf! que invejinha… Muito lindo o poema, Nóvoa, e você era um pedaço de mau caminho!
    (deve ser ainda, pois ouvi falar de um tal biquininho de bolinha amarelinha, procede?)

  6. Cícero says:

    O tempora, o mores!

  7. Lindo mesmo o poema. Apesar de não ser fã de tudo o que Florbela produziu, ela também me traduz em muitos versos.
    E linda também a foto e a modelo. :)
    Casou mesmo com as palavras.
    Beijos.

  8. christiana says:

    Ricardo, eu sempre me senti meio anacrônica. Não só com relação à minha idade, mas também aos nossos tempos. Tenho nostalgia de um passado que não vivi e de um futuro que desconheço.
    Palpiteira, meu perfil agradece. E sabe que hoje em dia me sinto, em muitos aspectos, uma adolescente? Mas, sinceramente, não me trocaria, aos 36, por duas de mim aos 18. Eu sofria por cada bobagem… O bom da adolescência é que passa!
    Leila, lindo o poema, não? Dançarina espanhola?? adorei… hehe, Chrissita Nuêbua, por supuesto! Olé!
    Beth S, até que casou bem mesmo, né? Eu nunca me achei linda mas agora, olhando bem, vejo que era. Continuo não me achando mas tomara que ainda seja. Quem sabe daqui a 20 anos, me vendo hoje, eu perceba?
    Dalva, aos 18 anos todas as flores são belas… quanto ao biquíni, os paparazzi estão a postos, mas ainda não há confirmação oficial.
    Pápi, os costumes mudam mas nosso espanto diante da vida sobrevive aos tempos…
    Pat, eu também não gosto igualmente de todos os poemas dela mas nenhuma obra completa é perfeita, né? No entanto, imagino que ela tenha sido uma pessoa incomum, intensa, e foi muito ousada para uma mulher em sua época, tanto na vida quanto na obra. Por tudo isso , eu amo Florbela Espanca desde essa idade aí da foto, pelo menos. Sempre adorei este soneto em particular, e mais alguns que sei de cor. Não foi uma inspiração consciente quando fiz as fotos mas eu já tinha essa coisa da poesia, embora estivesse estudando pra ser atriz. E aquela foto clássica da Florbela tem bem esse clima.
    Beijos a todos.

  9. Luciana says:

    Chris, obrigada pela visita. Já vinha aqui há um bom tempo, pois a Patrícia Köhler sempre fala maravilhas de você.
    Dentro de minhas associações malucas, aproximo seu sobrenome Nóvoa à palavra nívea, e imaginava uma mulher bem branca, com sardas pelo corpo e de cabelão liso e louro! :)
    Nada a ver com seu QI, que é comprovadamente uma mulher das mais sensíveis e inteligentes dessa chamada blogosfera.
    Fiquei muito feliz de ver vc em meu blog. Um beijo grande da Luciana.

  10. Pinto says:

    A srta. já foi notificada pelo advogado da Sílvia Buarque de Holanda pelo uso indevido da foto ou comprou os direitos?

  11. GENI says:

    Dr. Pinto,
    Declaro de público que nunca sequer esbarrei como Sr. Buarque de Hollanda, genitor da dita Sílvia. Também, nem de longe, me pareço com Marieta. O perfil da dona deste sítio é herança materna, facilmente comprovável aqui. E repilo, energicamente, a aleivosia suscitada por Vossa Senhoria. O tempo passa na janela mas os Nóvoa mantêm o mesmo sereno semblante… geração após geração.

  12. Clarice says:

    Poesia? Que poesia? Eu fiquei foi igual melancia caída do caminhão! Que bella ragazza! E fui espiar a mamã, com certeza. Gastaram a beleza toda do Rio nessa família, foi? Lindas demais as duas.
    Até pode lembrar um pouco a Buarque, você, mas muito melhorada, não há dúvida.
    Ah, a Florbela é sempre um desafio, não é mesmo? É como se uma rosa molhada colasse no nosso rosto.

  13. Lenora says:

    Tambem achei sua cara; só não concordei que o mundo não te queira bem. Acho que quer e demais. A foto e a modelo estão lindas. Manda uma cópia para mim. Bjs.

  14. christiana says:

    Luciana, eu que agradeço a visita. Uma outra leitora, por acaso Luciana, também jurava que eu fosse loura. Sinto decepcioná-las, quisera eu pra um dia de festa! Quem costuma ser loura é a Mâmi, dependendo da tonalidade do Imédia da ocasião, mas de fato foi bem lourinha em criança. Já eu não herdei esta graça materna. Apenas o perfil, como ela fez questão de demonstrar. E o Q.I., ou dela ou do Pápi, também espero ter herdado algum…
    Pinto, você também não é o primeiro a pensar que eu e a Sílvia Buarque fomos separadas no nascimento. Apesar da negação veemente da Mâmi, eu atesto para os devidos fins que o Sr. Buarque de Hollanda sempre morou aqui pelas nossas bandas, e sempre gostou de caminhar muito pimpão lá pelas aléias do Jardim Botânico, onde mamãe levava meu irmão pra passear…hummmmmm, sei não. Mas prefiro mesmo continuar sendo filha do meu querido Pápi, até pra poder continuar tendo meus pensamentos libidinosos com o Chico sem incorrer em pecado ou padecer de complexo de Electra.
    Genitora, defenda aí a honra da família!
    Clarice, agradecida pela melancia, que eu adoro. Os Nóvoa também agradecem os elogios. E amei a rosa molhada colada no rosto, que imagem!
    Lenora, não é a mim que o mundo quer mal, mas à Florbela, ainda bem! Mas agradeço que tenha me lembrado de seu bem-querer. Você é mesmo um anjo para mim.
    Eu também gosto desta foto, este fotógrafo é muito bom. Era meu amigo e estava começando, tive sorte de ser clicada antes dele ficar famoso e passar a fotografar o Gilberto Gil ou o Chico Buarque (veja lá no site dele). Tenho mais umas 3 ou 4 fotos que ele tirou, vou te mandar.
    Beijos a todos.

Leave a Reply